Projeto Histórias Diversas


O Projeto

Sabendo que qualquer história é uma narrativa que reflete o modo como damos sentido às experiências pessoais, e que as histórias e os conteúdos historiados são mais facilmente apreendidos, memorizados e incorporados, torna-se fundamental refletir e abordar os seus benefícios. 

Histórias Diversas é um projeto que pretende refletir sobre a forma como disseminamos, mesmo sem o saber, padrões de preconceito e discriminação em contexto de sala de aula e capacitar-nos para agir concertadamente sobre eles.



Objetivos

As histórias são uma importante ferramenta educativa. A presença da narração de histórias nas nossas vidas promove competências expressivas e de linguagem, oral e escrita, a criatividade e o pensamento crítico, o prazer de aprender, o sentido cívico e as aptidões de socialização, bem como pode ser estruturante na construção identitária e no desenvolvimento de uma consciência e expressão cultural.

Professores e educadores veem facilmente os seus benefícios na transmissão de conteúdos e valores, bem como na aquisição de competências. Mas a introdução de histórias e da prática de as contar na sala de aula é mais abrangente. 

Qualquer história é uma narrativa que reflete o modo como damos sentido (ou construímos um sentido) às experiências pessoais. E, por isso, as histórias e os conteúdos historiados são mais facilmente apreendidos, memorizados e incorporados. Os seus benefícios são tão transversais quanto a sua presença nas nossas vidas: promove competências expressivas e de linguagem, oral e escrita, a criatividade e o pensamento crítico, o prazer de aprender, o sentido cívico e as aptidões de socialização, bem como pode ser estruturante na construção identitária e no desenvolvimento de uma consciência e expressão cultural.



Ações

  • Formações para professores, auxiliares de educação e contadores de histórias;

  • Sessões de histórias nos agrupamentos de escolas Pinheiro e Rosa (Portugal) e Aljarafe (Espanha);




  • Residências artísticas;

  • Produção de audiobooks e material didático para fornecer a educadores e professores. Aqui podem escutar as histórias contadas por professores e narradores


Apoios

Projeto financiado pela União Europeia enquadrado no #Erasmus+, um programa da Comissão Europeia nos domínios da Educação, Formação, Juventude e do Desporto (2021-2027)


Parceiros


Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Audiobook - Histórias Diversas

Guia Histórias Diversas

Fórum Histórias Diversas - Conferência